Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Gouania inornata Reissek EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-08-2012

Criterio: B2ab(iii,iv)

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Gouania inornata é uma liana com distribuição relativamente ampla, porém disjunta, o que confere pequena AOO (28 km²), categorizando a espécie como "Em perigo" (EN). As matas ciliares, a fitofisionomia de ocorrência da espécie, são por lei consideradas Áreas de Proteção Permanente (APP), entretanto o limite entre a Mata Ciliar e a área adjacente comumente não é respeitado, de modo que a agricultura extensiva e as queimadas do Cerrado prejudicam grandes extensões no entorno dessas florestas, fragmentando e diminuindo a qualidade do hábitat. As subpopulações conhecidas estão sujeitas a menos de cinco situações de ameaça, porém as coletas realizadas nos municípios de Ibitinga e Limeira (SP) são bastante antigas, sendo possível suspeitar que tenha havido uma redução no número de subpopulações.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Gouania inornata Reissek;

Família: Rhamnaceae

Sinônimos:

  • > Gouania acalyphoides ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Gouania inornata assemelha-se a G. virgata reissek. principalmente quanto aos caracteres vegetativos, diferindo sobretudo pelo disco nectarífero glabro e estiletes livres, exceto na base. Gouania virgata tem disco nectarífero pubescente na margem proximal e estiletes unidos na metade proximal (Lima; Giulietti, 2005).

Distribuição

Distribuição nas regiões Centro-Oeste e Sudeste doBrasil, com registro para o Distrito Federal, e os Estados de Minas Gerais e SãoPaulo (Lima; Giulietti, 2005).

Ecologia

Liana com ramoscastanhos, velutinos. Folhas membranáceas; lâmina elíptica, raro ovalada.Flores bissexuadas. Frutos esquizocárpicos. Floração efrutificação em abril(Lima; Giulietti, 2005). Possui polinização por entomofilia (melitofilia) (Lima, com. pess.).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Em perigo" (EN), segundo a Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).

Referências

- LIMA, L.C.P. Comunicação da especialista Laura Cristina Pires Lima, da Pós-graduação em Botânica, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana (BA), para a analista Danielli Cristina Kutschenko, pesquisadora do CNCFlora., 2011.

- LIMA, R.B.D.; GIULIETTI, A.M. Rhamnaceae. 2005. 331-342 p.

- LIMA, R.B. Rhamnaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB020651>. Acesso em: 03/06/2012.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

Como citar

CNCFlora. Gouania inornata in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Gouania inornata>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 16/08/2012 - 18:35:34